Por que o mataram?


Jesus teve a morte mais cruel de todas que temos notícia. Nenhum criminoso que saibamos à época, fora até então sacrificado com os requintes de perversidade e ódio em praça pública aos quais Ele se submeteu. “Suor de sangue, que lhe cobriu todo o corpo e correu em grosas gotas até a terra”. (Lc 22, 43).
A praça de outrora, hoje também mata Marias, Clarices, Andersons e Marielles, entre outros sem número de anônimos que elevam os índices das mortes atrozes em nosso país e no mundo. Hoje, morrem pelo ataque violento ao corpo, à honra e à memória. Mortes que dilaceram mas que também humilham, famílias e amigos, assim como O humilharam e a sua mãe e a seus discípulos, colocando à prova a própria fé.
Todos carregamos nossas cruzes, a exemplo do que Jesus nos ensinou. Também com Ele aprendemos a renascer e termos a fé ao nosso lado.  
Por que O mataram? Por defender Maria Madalena? Alimentar os famintos? Curar os enfermos? Se opor aos orgulhosos, e conceder graça aos humildes? Ressuscitar os mortos? Perdoar Judas?
Jesus foi morto, pelos donos do poder da época, porque ensinava ao seu povo a seguir o caminho do bem, pois seguir este caminho significa abrir mão de benesses, orgulho, ganância, ódios, intrigas, maledicências. Significa transformar a própria consciência. Algo que se faz somente com dedicação, renúncia, esforço e humildade, valores eternos da vida. E, por acreditar em suas lições e praticá-las, muitos morrem, ontem e hoje, sem respostas dos poderosos sobre por que os mataram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias da Saúde no Brasil - 1

Galopantes aumentos dos combustíveis: onde vai parar tudo isso?

Pedro Parente demitido. Não basta!