Ainda não temos o que comemorar na Saúde de Brasília?


ProfFátima Sousa[1]
Chico Sant'Anna[2]
Maria José Maninha[3]
Rubens Bias[4]

Em 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, anualmente, a OMS prioriza um tema a ser discutido. “Saúde para todos" resume o objetivo desta prestigiosa Organização ao longo dos seus 70 anos de existência, e marca o tema em 2018.
O mundo e vários municípios brasileiros, tem muito o que comemorar, o que não podemos dizer do Distrito Federal. Brasília, a Capital da Esperança, ainda não tem motivos para celebrar a saúde. Poderíamos apresentar diversas razões, no entanto sintetizo:
Há uma semana, o atendimento das emergências pediátricas foram suspensas, levando a extinção da unidade de pediatria do Hospital Regional do Gama, levado ao colapso o cuidado às crianças em seus primeiros ciclos vitais;
A oportunidade de cura dos cânceres está sendo perdida pelo diagnóstico cada vez mais tardio;
Perdas de leitos para internação vem provocando alta demanda reprimida, deixando as pessoas em corredores dos prontos socorros;
Pior ainda, as cirurgias eletivas esperam mais de ano para suas realizações;
O que dizer das perdas de leitos de UTI, levando a óbitos pacientes em estado grave;
E mais, ainda convivemos com o silêncio da gestão sobre o escândalo das UTIs;
Por que o silêncio sobre tomógrafos e endoscópios quebrados há mais de um ano, chuva dentro das maternidades;
Ausência de diálogo e outras infindáveis questões com as quais devemos nos preocupar. Destacamos porém nosso apoio aos profissionais da saúde, que mesmo sem condições de trabalho, se esmeram para cumprir seus papeis.
Precisamos mudar esse perverso quadro das doenças nos modos de organizar e gerir o Sistema Único de Saúde (SUS) no DF, sob pena de continuarmos seguindo, ano após ano, alertando sobre os principais problemas que afligem a vida e a saúde dos indivíduos, famílias e comunidades da capital da República. 
Que permaneçamos buscando, nos próximos anos, motivos para comemorarmos o dia mundial de Saúde. Nessa matéria, creio que nem a Câmara Legislativa do DF, tão pouco o Ministério Público, nada tem a comemorar de igual medida.
Reage Brasília!


[1]Ex-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde cda UnB. (2014-2018).
[2]Jornalista.
[3]Ex-secretária de Saúde do Distrito Federal.
[4]Analista de Políticas Sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedro Parente demitido. Não basta!

Memórias da Saúde no Brasil - 1

Galopantes aumentos dos combustíveis: onde vai parar tudo isso?